Ipatinga, 10 de maio de 2024

Revista do Serviço de Informação Missionária (SIM) celebra 50 anos de histórias missionárias

07 de dezembro de 2022   .

São 50 anos retratando histórias missionárias. Esta edição especial do Serviço de Informação Missionária (SIM) te convida para celebrar essa trajetória, que nasceu em 1973 a partir da iniciativa da direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias, como uma motivação para o mês missionário.

Dessa primeira edição histórica, o SIM passou a apresentar, ao longo dos 50 anos seguintes, ações missionárias da Igreja no Brasil e no mundo, compondo um valioso registro histórico. Queremos nesta ocasião celebrar, junto com todos os colaboradores que ajudaram a fazer chegar cada exemplar nas mãos dos leitores.

Ao longo deste ano, a celebração do Ano Jubilar Missionário esteve bastante presente nas ações das POM. Como marco desse evento, apresentamos nesta edição o caminho percorrido por um grupo de peregrinos de todo o Brasil, que estiveram pelas terras de Paulina Jaricot e de santos que marcam a vida missionária da Igreja.

Nesse caminho, apresentamos os preparativos para o 5º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em 2023, com missionários e missionárias de todo o Brasil reunidos na Arquidiocese de Manaus, entre os dias 10 a e 15 de novembro. O tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho” inspiram esse importante encontro.

Este SIM também traz artigos sobre as Obras Pontifícias. No ano em que a Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) celebra seus 200 anos de fundação, em Lyon, e os 100 anos de seu reconhecimento pontifício como obra do Papa para toda a Igreja, a Juventude Missionária (JM) realizou sua assembleia trienal com o tema “Jovens, ide pelo mundo com alegria e coragem” e o lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

Nas páginas reservadas à Infância e Adolescência Missionária, trazemos um artigo para nos ajudar a refletir sobre as crianças e adolescentes como protagonistas do
futuro universal. Um olhar mais atento às crianças, vendo-as com prioridade na ação pastoral da Igreja e na sociedade, alçadas a protagonistas de suas histórias.

Confira também a preparação, pela Pontifícia União Missionária, para realizar a Experiência Vocacional Missionária Nacional “Pés a Caminho”. Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, o encontro vai reunir seminaristas, reitores e formadores de seminários e da Juventude Missionária na Arquidiocese de Manaus (AM), entre os dias 5 e 17 de janeiro de 2023.

Registros que compõem a própria caminhada missionária percorrida pelo SIM, diante da qual agradecemos cada leitor e leitora. Continue conosco e aprecie estas páginas cheias de muitas histórias, contadas pelo movimento das vidas em missão – Celebremos esta vida missionária! Feliz 50 anos de SIM!

Acesse a nova edição da Revista SIM | 50 anos de histórias missionárias

Com informações das POM