Ipatinga, 27 de abril de 2024

A Paróquia

A Paróquia Senhor do Bonfim, foi criada por Dom Odilon Guimarães Moreira aos 11/08/2009 com o nome de Paróquia Divino Espírito Santo e instituída aos 07/12/2009 pelo mesmo bispo. Foi criada a partir do desmembramento da Paróquia Nossa Senhora Aparecida tendo como pároco Pe. José Geraldo da Silva Reis. Em 2014 através de assembleia paroquial o nome da Paróquia foi mudado de Paróquia Divino Espírito Santo para Paróquia Senhor do Bonfim e feito decreto de Dom Marco Aurélio Gubiotti alterando a mudança do nome da paróquia e do seu padroeiro. A matriz paroquial, também reconhecida pelo povo como Santuário Senhor do Bonfim, bem como o escritório paroquial, situam-se a rua Graciliano Ramos, 316, bairro Cidade Nobre, em Ipatinga.

A paróquia Senhor do Bonfim possui sete comunidades: Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora Aparecida e Santa Clara no bairro Esperança, São João Batista, Santa Teresinha, Nossa Senhora Aparecida e Senhor do Bonfim, no bairro Cidade Nobre.

O primeiro administrador paroquial foi o Pe. Roberto Gualberto da Costa, permanecendo de 07/12/2009 até 07/03/2010; o segundo administrador paroquial foi o Pe. José Milton Goulart permanecendo de 07/03/2010 até 02/02/2015. O primeiro pároco Pe. Fernando dos Santos Andrade tomou posse no dia 02/02/2015. A paróquia Senhor do Bonfim recebeu assistência pastoral de outros sacerdotes: Pe. José Antônio Meireles, Pe. José Ricardo dos Santos, Pe. Efraim Solano Rocha, Pe. Nivaldo de Souza Aranda e também do diácono permanente João Carlos Medeiros.

Muitas são as pastorais, os movimentos e serviços presentes na ação evangelizadora da Paróquia que celebrou seus 10 anos de criação com uma bonita celebração de Ano Jubilar. Louvado seja Deus por esta paróquia, autêntica casa da Palavra, do Pão, da Caridade, da Missão.