Ipatinga, 23 de abril de 2024

Novas Comunidades

Comunidade Católica Amigos de Jesus

No ano de 2004, Fernando Soares Emerick e sua esposa, Kelly Silva Pereira Emerick, fundaram a Comunidade Amigos de Jesus. A fundação ocorreu após um caminho de discernimento junto à Madre Priora do Mosteiro Carmelitano de Coronel Fabriciano/MG, Irmã Maria Teresinha (OCD) e do, então, bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Odilon Guimarães Moreira.

A Comunidade Amigos de Jesus possui sede na Chácara Monte Carmelo, na cidade de Coronel Fabriciano/MG e uma Casa de Missão na cidade de Ipatinga/MG, denominada Casa de Missão Divina Misericórdia. Possui estatuto civil e se caracteriza como Associação Comunitária, sem fins lucrativos. No ano de 2012, ela passou a ser reconhecida juridicamente, nos termos dos cânones 321 a 329 do Código de Direito Canônico como Associação Privada de Fiéis de direito diocesano. Esse reconhecimento diocesano se deu após um longo acompanhamento da Comunidade e de seu estatuto por parte de Dom Odilon e do Conselho Presbiteral da Diocese.

MISSÃO

As missões da Comunidade estão voltadas, especialmente, para as famílias. São promovidos encontros para casais, com espaço adequado para cuidados e evangelização das crianças.

A Escola de Formação Amigos de Jesus, também, faz parte da missionariedade. Ela é composta por: Curso Bíblico; estudo do Catecismo da Igreja Católica (CIC); Escola de Nazaré, que é uma escola semanal onde são debatidos temas específicos sobre família, criação de filhos e vivência da fé em família, com formação humana e doutrinária; e Oficina de Oração Teresiana.

A Comunidade trabalha com o Curso de Espiritualidade Billings, que promove o planejamento natural familiar. Nesse curso, a pessoa aprende as técnicas do Método Billings (MOB) e é convidada a conhecer e vivenciar a espiritualidade do método.

Outros trabalhos missionários são realizados, eventualmente, dentro e fora da Diocese, como o Congresso Só Deus Basta, formação para pastorais e grupos diversos, retiros para jovens, acampamento para adolescentes, aconselhamento pessoal e para casais. Peregrinações para a Terra Santa e Santuários Marianos são promovidas, anualmente.

VOCAÇÕES

Os membros da Comunidade estão inseridos por meio de dois graus de pertença: membros pertencentes à Comunidade de Vida e membros pertencentes à Comunidade de Aliança.

Os membros da Comunidade de Vida são chamados a renunciar, livremente e por amor à Cristo, à sua vida comum, trabalho e residência familiar. Assim, eles passam a residir nas dependências da Comunidade, dedicam suas profissões e trabalhos exclusivamente para os projetos e missões desenvolvidos e têm a rotina de vida adaptada às regras propostas para a vida do missionário. Essas regras visam abranger as necessidades da pessoa como um todo, procurando equilibrar pontos importantes como trabalho, oração, vivência fraterna e familiar, saúde física e mental, formação humana, estudo, missionariedade e espiritualidade. As necessidades pessoais e materiais são assistidas pelo formador pessoal e pelo coordenador da Casa de Missão.

Os membros da Comunidade de Aliança não se dedicam integral e exclusivamente. Eles permanecem residindo em suas casas e em seus locais de trabalho, e junto a isso vivem a espiritualidade da Comunidade, tendo regras específicas de oração, missionariedade, formação, vida fraterna, de modo a conseguirem conciliar suas atividades próprias com a vida comunitária. Possuem, também, o compromisso, por meio dessa vivência específica, com o evangelho de Jesus Cristo, em prol da missão da Igreja.

CARISMA

Os membros, seja de Vida ou Aliança, possuem um objetivo de vida comum. Esse objetivo está ligado ao Carisma, que é “Viver como amigos de Jesus”, ao modo de ser e de viver, e à missão, específicos da Comunidade. Eles passam por diversas etapas de um processo formativo e vivência comunitária, até chegarem ao compromisso definitivo ao Carisma da Comunidade e à formação continuada. O Carisma é vivido segundo o Evangelho de São João 15, 12 – 17:

“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos se praticais o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que seu senhor faz; mas vos chamo amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome ele vos dê. Isto vos mando: amai-vos uns aos outros.”

CONTATOS:

E-mail: contato@comunidadeamigosdejesus.com.br