Ipatinga, 23 de abril de 2024

Sistema de Energia Fotovoltaica na Paróquia Senhor do Bonfim

06 de fevereiro de 2020   .    Notícias da Paróquia

Preocupada com os gastos com energia elétrica, a Paróquia Senhor do Bonfim implantou o Sistema de Energia Fotovoltaica. Instalado no Santuário Senhor do Bonfim, o sistema beneficiará as instalações do próprio Santuário e também a Comunidade Santa Teresinha, Comunidade São João Batista e a Casa Paroquial. As demais comunidades da Paróquia não serão favorecidas com o sistema devido aos seus gastos baixos com energia.

A Paróquia gasta com energia elétrica em torno de R$ 6.000,00 (seis mil reais) mensalmente, mas com a instalação do Sistema de Energia Fotovoltaica, esse valor cairá para a aproximadamente R$ 1.000,00 (mil reais). Para começar a nos beneficiar, aguardamos somente a fiscalização da CEMIG e a instalação de um novo relógio, pois o sistema já está instalado e em funcionamento.

Diante da demanda solicitada de geração de 7.900 KWH (Quilowatt/horas), o sistema custou a Paróquia o valor de R$ 210.000,00 (duzentos e dez mil reais), valor que já está sendo pago desde o mês de dezembro de 2019. No total serão 60 parcelas de R$ 4.556,00 (quatro mil e quinhentos e cinquenta e seis reais), que serão quitadas com o valor economizado nas contas de energia elétrica.

Além de reduzir as despesas com energia, o Sistema de Energia Fotovoltaica possibilita um gasto com energia de maneira sustentável, com segurança e conforto, pois a geração de energia acontece silenciosamente. A instalação é feita de forma ágil e fácil e a manutenção é quase desnecessária.

Veja abaixo algumas fotos do sistema instalado: