Ipatinga, 25 de abril de 2024

Sacramento da Crisma é celebrado na Paróquia Senhor do Bonfim

26 de agosto de 2019   .    Notícias da Paróquia

Em espírito de unidade e muita alegria, a Paróquia Senhor do Bonfim, em Ipatinga, reuniu-se na matriz paroquial no dia 25 de agosto para celebrar o Sacramento da Crisma para cerca de 89 jovens oriundos das 7 comunidade que formam a paróquia.

O sacramento foi ministrado por imposição das mãos do bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti. O pároco Fernando dos Santos Andrade, concelebrou auxiliado pelo diácono João Carlos de Medeiros.

O sacramento da crisma ou da confirmação é um dos três sacramentos da iniciação cristã. É através dele que o fiel recebe a efusão do Espírito Santo, tal como ocorreu em pentecostes. Renascidos através do Batismo o cristão é fortalecido pela confirmação e alimentado pela comunhão eucarística.

Em sua homilia o bispo recordou a missão de cada cristão batizado. Segundo ele, todos são chamados a viver sua missão de maneira particular. O verbo “vocare”, que no latim significa “chamado” refere-se especialmente ao chamamento que o próprio Cristo faz a cada um de nós. Viver a vocação nos remete às cinco dimensões especificadas por ele. A primeira é a dimensão do encontro pessoal com Jesus, estando envolvido intimamente com Ele e entregando-o a sua vida e sua história.

A segunda dimensão diz respeito à conversão que significa um novo direcionamento da vida em um processo permanente de conversão. Não reconhecer a necessidade de mudança de postura é sinal de orgulho e autossuficiência, uma contradição cristã.
A terceira dimensão é a do Disciplulado. Refere-se à necessidade em buscar ser discípulo, ser terreno fértil e estar o tempo todo à disposição do Senhor para ouvir o seu chamado; é estar disposto a assumir a missão de servir. Para ser missionário é necessário ser discípulo e viver bem seu discipulado.

A quarta dimensão diz respeito à comunhão. Comunhão não é só receber, mas também mergulhar-se no mistério de Deus. É preciso, quando falamos de comunhão, ter consciência da nossa identidade enquanto cristãos e sentimento de pertença, ter carinho e amor por nossa comunidade, desejo de se colocar a serviço, engajado na vida de fé da comunidade.

A quinta e última dimensão é o mistério do Espírito Santo entre nós. Ele suscita vários dons e carismas. O Espírito nos congrega e reúne na Igreja, para, a partir dela, sermos enviados para a missão como sal da terra e luz do mundo. Onde existe um cristão que vive sua fé, ele atrai com sua alegria de servir os demais cristãos.

O bispo concluiu a homilia dizendo que “Hoje Jesus está batendo à porta do coração de nossos crismandos, querendo sair para testemunhar e fazer a experiência maravilhosa do encontro com Jesus Cristo. É por isso que vocês recebem a plenitude do sacramento do Espírito Santo para expandir o amor de Deus”.

Texto: Meire Lúcia Assis
Revisão: José Aparecido