Ipatinga, 28 de março de 2024

Quarta-feira de Cinzas é marcada por celebrações no Santuário Senhor do Bonfim

27 de fevereiro de 2020   .    Notícias da Paróquia

O Santuário Senhor do Bonfim recebeu centenas de fiéis para as celebrações da Quarta-feira de Cinzas no último dia 26 de fevereiro, as celebrações aconteceram nos horários das 07h, 10h e 19h30.

A Quarta-feira de Cinzas é um momento muito importante para os católicos, pois marca o início do sagrado tempo quaresmal, período que nos prepara para a mais solene festa cristã: a Páscoa do Senhor. Para nos aprontar para a ressurreição, somos convidados a uma vez mais no tempo quaresmal, a morrer, não no sentido literal, mas morrer para o pecado que teima existir em nós.

O Pe. Fernando dos Santos Andrade, em sua homilia, nos lembrou que esse é um tempo de provação e de preparação para que busquemos ouvir mais a voz de Deus. Como diz o profeta Oseias: “que o nosso amado possa falar ao nosso coração”. Lembrou-nos ainda que na Quaresma somos fortalecidos por Deus quando combatemos o mal através das boas ações, com a prática da oração, da ajuda ao próximo através de uma visita, uma palavra de consolo ou até oferecendo o que ele precisa. Podemos ainda através do jejum abrir mão do supérfluo que não nos edifica e voltarmos para o essencial que nos aproxima de Deus, nos purificando e rasgando nosso coração para que Deus entre.

O padre orientou também que a Quaresma é um tempo de fraternidade e que o tema da CF deste ano – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso / “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), seja também o nosso propósito, nos colocando no lugar do outro, a exemplo de Cristo que mesmo não tendo pecado se colocou no nosso lugar para nos salvar. Desta forma, afinados à liturgia, percebemos que é a humildade que nos conduzirá a Deus, e que seguindo as indicações da Palavra de Deus, estaremos bem preparados para celebrar dignamente a Páscoa de Nosso Senhor.

Uma Santa Quaresma a todos!

Celebração da Manhã

Celebração da Noite

Pastoral da Comunicação

FacebookWhatsAppTwitter