Ipatinga, 24 de abril de 2024

Paróquia Senhor do Bonfim lança “Setenário das dores de Nossa Senhora”

21 de agosto de 2019   .    Notícias da Paróquia

Acontece na quarta-feira, 27 de agosto, às 19:30, no Santuário Senhor do Bonfim, no bairro Cidade Nobre em Ipatinga, a palestra “Da Alta Cultura Como Alimento Espiritual”, com o jornalista e mediador cultural Moysés Maltta, editor do livro “Setenário das Dores de Nossa Senhora”, obra-prima do poeta simbolista e patrono da Academia Mineira de Letras, Alphonsus de Guimaraens. Após a palestra haverá o lançamento do livro.

Alphonsus de Guimaraens nasceu em Ouro Preto, em 1870, e é considerado, por muitos estudiosos, como o maior poeta espiritualista cristão em Língua Portuguesa. O “Setenário das Dores de Nossa Senhora”, publicado orginalmente em 1899, é um conjunto de sonetos, sendo sete poemas para cada uma das sete cenas dolorosas da vida de Maria, mãe de Jesus, citadas nos Evangelhos: 1ª Dor) profecia de Simeão; 2ª Dor) matança dos inocentes e a fuga para o Egito; 3ª Dor) perda de Jesus em Jerusalém; 4ª Dor) prisão e julgamento de Jesus; 5ª Dor) crucificação e morte de Jesus; 6ª Dor) descida da cruz e 7ª Dor) sepultamento de Jesus.

Em 2018, a Editora e Produtora Cultural Casa Sol Invictus reeditou a obra, com ensaios críticos e reprodução de pinturas barrocas das 7 Dores de Maria, escolhidas do acervo de igrejas de Conceição do Mato Dentro e Sabará, dentro do Projeto Oratório do Verbo Barroco, que valoriza a arte sacra e religiosa de Minas Gerais. Segundo o editor, Moysés Maltta, o objetivo da reedição “dessa que é uma das mais perfeitas obras poéticas já produzidas na Literatura Brasileira, em forma e conteúdo, é apresentar, especialmente para o público católico, uma forma de oração contemplativa inspirada pela obra poética, algo que era comum antigamente e, que, infelizmente se perdeu”. Ele cita como exemplo da importância e popularidade da poesia religiosa entre os cristãos, as obras poéticas de grandes santos, como Tereza D’Ávila e São João da Cruz, “ambos declaradas influências de Alphonsus”, além da própria Bíblia, que contém vários livros em poesia, como os Salmos e o Eclesiastes.

ALTERNATIVA À CULTURA ANTICRISTÃ

O jornalista Moysés Maltta pretende apresentar o “Setenário” como um produto artístico de grande importância para a vida espiritual dos cristãos. “Um dos motivos de termos editado essa obra, foi apresentar um contraponto à produção cultural moderna, incluindo a do Vale do Aço, que é, em sua maior parte, declaradamente anticristã. Queremos mostrar que existe um tesouro artístico de extraordinária importância e beleza oculto no nosso patrimônio cultural mineiro, enquanto nós, católicos, nos deleitamos com os produtos propalados pela grande mídia, como novelas e canções de gosto duvidoso, que não contribuem em nada para a nossa elevação espiritual”, conclui o editor.

O Santuário Senhor do Bonfim fica na Rua R. Graciliano Ramos, 316 – Cidade Nobre. Antes da palestra, a partir das 18:00, haverá a oração do Rosário de Nossa Senhora.

Fotos: crédito Luma Costa

Legendas:

1. Capa do livro
  2. Lançamento do Setenário das Dores de Nossa Senhora em Conceição do Mato Dentro com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo; neto e bisneto de Alphonsus de Guimaraens, respectivamente, Afonso Henriques Neto e Lucas Guimaraens; e editor da obra Moysés Maltta.

+ Informações:

Moysés Maltta (31) 99271-0828