Ipatinga, 20 de abril de 2024

Orientações Paroquiais sobre a Pandemia do Coronavírus

18 de março de 2020   .    Notícias da Paróquia

“Pois em vós está a fonte da vida, e em vossa luz contemplamos a luz”
(Sl 35, 10).

Diante da pandemia do “Coronavírus” – COVID-19 – que ameaça a humanidade, peço que todos nossos amados paroquianos contribuam para o bem comum neste momento delicado da história, que impossibilitemos a proliferação do vírus e contribuamos com nossas autoridades e profissionais da saúde. Tenhamos prudência e cautela. Sem pânico, mas com serenidade e confiança para diminuirmos as possibilidades de contaminação.

Assim, a Paróquia/Santuário Senhor do Bonfim, comunica aos fiéis sobre medidas tomadas em nossa paróquia.

. Em obediência às orientações de nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, encontra-se suspensa, por quinze dias, a realização de reuniões, encontros de catequese, formações nas comunidades da Paróquia. Estão cancelados também os encontros do Terço dos Homens e das Mulheres, Grupo de Oração (RCC) e Grupos de Reflexão nas casas.

. As “24 horas para o Senhor”, acontecerá sem mutirão de confissões. Haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento, como súplica a Deus, para que cesse a pandemia e que o povo seja compreensivo diante de tamanha gravidade. Iniciaremos na sexta-feira (20) às 15h e encerraremos às 15h no sábado (21) com a Santa Missa (do IV Domingo da Quaresma).

. Neste tempo, será mantida a missa diária de 7h da manhã em nosso Santuário Senhor do Bonfim. As celebrações serão sóbrias, sem a procissão de entrada, com uma presença reduzida de coroinhas, somente um leitor, homilias mais curtas e menos cânticos.

. Acerca do Tríduo e Festa de São José, informamos que ele está sendo realizado como previsto, porém no dia (19) não será realizada a Procissão de São José. Haverá missa às 07h, 16h e 19h30.

. Sobre a Semana Santa em nossa Paróquia/Santuário, não podemos definir muitas orientações. Desde já afirmamos que será também muito sóbria. Oportunamente nossos paroquianos e fieis serão informados.

. Acerca de nossos irmãos idosos e enfermos, comunicamos que estão desobrigados do compromisso cristão católico de participarem das missas, e que está suspenso o atendimento dos ministros extraordinários da distribuição da Comunhão Eucarística aos mesmos, sejam em suas casas, asilos ou hospitais; conforme fez discernimento e decidiu nosso bispo diocesano.

. Na oportunidade, notificamos que os cuidados de limpeza em nosso Santuário foram redobrados, nossos bancos estão sendo bem higienizados e contamos com álcool em gel nas entradas do santuário e também nos sanitários temos sabonete e álcool em gel. No entanto, pedimos a todos que não descuidem dos hábitos de higiene pessoal e que tomem as medidas que nos estão sendo pedidas neste momento.

. Nos próximos domingos teremos mais horários de missa no Santuário Senhor do Bonfim, a fim de que não fique lotado. Idosos e doentes crônicos não devem sair de casa.

Caríssimos paroquianos é de suma importância que essas orientações juntamente com as de nossa Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, sejam acolhidas por todos. Que possamos através da fé e esperança, suplicar a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora, Virgem Poderosa, de São Miguel e São Sebastião, as graças para este momento difícil. Reafirmamos o compromisso da Igreja em favor da vida: “para que todos tenham vida e a tenham em plenitude” (Jo 10,10). A vida é Dom e precisa do nosso compromisso.

Padre Fernando dos Santos Andrade
Pároco da Paróquia/Santuário Senhor do Bonfim