Ipatinga, 24 de setembro de 2021

Missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa

10 de abril de 2020   .    Notícias da Paróquia

Na última Quinta-feira Santa, 9 de abril, foi celebrada no Santuário Senhor do Bonfim, a Missa da Ceia do Senhor às 20h, e deu-se início ao sagrado Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Na oportunidade, após o evangelho serenamente pronunciado pelo Pe. Nivaldo Aranda, fomos convidados a reviver o momento em que Jesus lavou os pés dos discípulos. Em seguida, na homilia, Pe. Fernando dos Santos, nos mostrou que o Filho do homem veio ao mundo para servir e não para ser servido, dando sua vida em resgate de muitos.

Ao comentar a primeira leitura retirada do livro do Êxodo, o pároco recordou da importância do serviço e da partilha, e convocou nossas famílias para serem generosas na partilha, especialmente na Páscoa do Senhor. Assim, devemos todos nós, orientados pela graça de Deus, nos colocarmos a serviço da partilha principalmente nesse momento de calamidade em que repartir os bens se faz tão urgente. Somente dessa forma faremos a diferença neste mundo tão egoísta, mas também tão necessitado.

Celebrar a Páscoa é ser capaz de sair de uma vida de egoísmo para a generosidade. Padre Fernando também nos lembrou de outra realidade demonstrada nos atos de Jesus, o exercício do amor. Nesta missão, descobrimos que é servindo, doando-nos na família, na comunidade, que aprendemos o que é o amor, pois foi assim que Jesus nos amou, doando a sua vida por nós.

Neste dia, também se celebrou em honra ao dia do sacerdócio ministerial, uma vocação em que é evidente o serviço através da caridade, da partilha e da capacidade de amar, afinal, doar-se é pensar no outro. De forma comovente, para finalizar a missa, o altar foi desnudado, como uma manifestação exterior do despojamento de tudo para se centrar no Cristo sofredor que faz Sua imolação, ou seja, oferece-Se em sacrifício.

Reveja a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa em nosso canal do Youtube.

Cobertura da Pastoral da Comunicação

FacebookWhatsAppTwitter