Ipatinga, 26 de abril de 2024

Encontro Diocesano da Pascom (Pastoral da Comunicação )

29 de outubro de 2019   .    Notícias da Igreja

No último sábado (26), entre 08h e 11h, foi realizado no Centro Pastoral do Bairro Novo Cruzeiro, em João Monlevade (MG), o Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação.

Com a presença do Assessor Diocesano de Comunicação, Padre Ueliton Neves da Silva, de Alan Barros, do Departamento de Comunicação Diocesano (Decom), representantes da Pascom dos três Regionais de nossa Diocese e também de Deisiele de Paula, Coordenadora Estadual do Ministério de Comunicação Social da RCC, o encontro foi uma providente oportunidade de refletir e analisar a caminhada da Pascom na diocese.

Seguindo a pauta proposta, os presentes relataram suas experiências acerca da participação no Mutirão de Comunicação da CNBB Leste 2, realizado em Belo Horizonte nos dias 18 e 19 de outubro. Unânimes, todos manifestaram a preocupação de fazer comunicação de maneira eficiente e adequada à realidade das paróquias. Outra observação feita é que a Pastoral deve somar com as demais pastorais para realizar as ações de comunicação, e, para isso, a coordenação da Pascom deve participar do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial). Foi debatido também sobre a forma de organizar os trabalhos pastorais e a formação dos agentes. Neste assunto, foi proposto para 2020, um encontro de formação da Pastoral da Comunicação nas paróquias.

Padre Ueliton ressaltou ainda sobre a importância da hierarquia na Pastoral da Comunicação, desde a Nacional até as Paróquias. A fim de reestruturar a coordenação diocesana e dos regionais, padre Ueliton coordenou votação que definiu os novos coordenadores. Em nível diocesano, a coordenação da Pastoral ficou com Peterson Machado, José Aparecido Souza como vice-coordenador, e Erika Viegas, como secretária. Nos Regionais 1 e 2 ainda serão definidos os coordenadores, mas no Regional 3, Vilton Catarino assumirá a coordenação, tendo Claudimar Paulo da Silva, como vice-coordenador.

Com aprovação dos nomes para as novas coordenações, a reunião foi encerrada após a oração final, seguida do almoço fraterno.