Ipatinga, 07 de setembro de 2024

Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano recebe as relíquias de Santa Teresinha

21 de junho de 2024   .    Notícias da Paróquia

A Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano receberá na próxima semana as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. A visita das relíquias de Santa Teresinha é um verdadeiro momento de graça e benção para todos os que participam. Ela nos lembra da importância da simplicidade, da humildade e do amor incondicional a Deus e ao próximo, valores tão necessários nos tempos atuais.

A partir do próximo domingo, 23 de junho, o relicário ficará exposto para visitação dos fiéis no Carmelo Santíssima Trindade e Santa Elisabeth da Trindade, em Coronel Fabriciano. Depois seguirá para o Santuário Senhor do Bonfim no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga.

As relíquias de Santa Teresinha estão em peregrinação no Brasil desde o dia 13 de janeiro deste ano e isso acontece em comemoração a três jubileus: a celebração dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, comemorado em 2023; a celebração dos 100 anos de canonização da santa, em 2025; e os 100 anos do Carmelo de Camaragibe.

O Santuário Senhor do Bonfim já se prepara para receber as relíquias da tão querida santa com alegria e devoção. A previsão é de que o relicário chegue às 18 horas do dia 24 de junho ao bairro Horto e de lá siga para o Santuário Senhor do Bonfim, no bairro Cidade Nobre. Às 19 horas será a acolhida seguida da Santa Missa com benção das rosas, na programação ainda haverá oração do rosário, ofício solene das laudes, entre outras. A Paróquia, mais do que nunca, estará de portas abertas para receber a todos, inclusive o Santuário ficará aberto durante toda a noite para a oração e veneração dos fiéis às sagradas relíquias. Por volta das 17 horas do dia 25 haverá a Santa Missa e envio das relíquias para a Paróquia de Iapu.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), esta é a terceira vez que a urna com as relíquias vem ao Brasil. As outras foram em 1997e 1998, e a segunda em 2022. O relicário onde se encontram o fêmur e ossos do pé de Santa Teresinha foi doado por brasileiros ao Carmelo de Lisieux.

Confira abaixo a programação completa

23/06 – Domingo
8h30 – Saída de Divinópolis.
15h – Chegada em Coronel Fabriciano. Carreata da Praça da Rodoviária/Centro até o Carmelo.
17h – Santa Missa.
Ao final da Santa Missa – Exposição da Carta ao Papa Francisco sobre Santa Teresinha e sobre a confiança no amor misericordioso de Deus.
19h – Momento orante e musical com Ariane Subtil – “No coração de Santa Tersinha”.
20h30 – Encerramento do dia.

24/06 – Segunda- feira
7h – Santa Missa.
9h – Pe Guilherme: Palestra sobre a carta do Papa Francisco sobre Santa Teresinha.
10h – Momento orante e musical com Ariane Subtil – “No coração de Santa Teresinha”.
11h – Santa Missa.
14h – Oração do Terço.
16h- Santa Missa.
17h30 – Saída das Relíquias para o Santuário da Paróquia Senhor do Bonfim – Cidade Nobre

Relíquias no Santuário
18h: Chegada e acolhida das relíquias no Bairro Horto.
Desfile em carro aberto em direção ao Santuário Senhor do Bonfim.
19h: Acolhida das relíquias no Santuário Senhor do Bonfim.
19h30: Santa Missa. Bênção das rosas.
21h:  Momento orante musical – Tributo à Santa Teresinha.
22h30: Santa Missa. Bênção das rosas.
O Santuário permanecerá aberto durante toda a noite para a oração e veneração dos fiéis às sagradas relíquias.

25 de junho, terça-feira
6h30: Ofício solene de Laudes.
7h: Santa Missa. Bênção das rosas.
7h45: Oração do rosário.
9h45:  Visita das relíquias à Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus.
10h: Santa Missa na Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, à rua Odino Gonçalves, n°289. Bênção das rosas. Retorno das relíquias para ao Santuário Senhor do Bonfim.
12h: Oração do rosário.
15h30: Oração do rosário missionário.
16h30: Vésperas Solenes.
17h: Santa Missa. Bênção das rosas e envio das relíquias para a paróquia Santo Estevão, em Iapu.