Com muita piedade e silêncio, foi realizada às 15 horas em nosso Santuário Senhor do Bonfim, na Sexta-feira da Paixão, 10 de abril, a Ação Litúrgica da paixão e morte do Senhor, uma celebração que é dividida em três partes: a leitura da Sagrada Escritura e a oração universal, a adoração da Santa Cruz e por fim, a Comunhão Eucarística. Neste dia, no mundo inteiro, não se celebra Missa, há somente a Ação Litúrgica, porque nesse dia o sacerdote é o próprio Jesus Cristo que se doou por nós.
Com um rito profundo e muito sugestivo, a celebração começou com o belo gesto do prostrar-se diante do altar do sacerdote. Na pessoa do Pe. Fernando dos Santos, fomos recordados que o próprio Jesus despojou-se de si mesmo e fez-se obediente até a morte.
Para bem nos inteirar dessa oferta amorosa de Nosso Senhor pela humanidade, a celebração contou com a leitura do relato do profeta Isaías sobre a paixão de Cristo e da carta aos Hebreus, e no momento da Oração universal, neste ano tivemos uma nova prece por todos aqueles que estão sofrendo por causa da pandemia do Coronavírus (COVID-19).
Na segunda parte da celebração da Sexta-feira Santa, contamos com um momento muito significativo, a adoração da Santa Cruz. Neste gesto, nosso coração vai além do objeto do madeiro, ultrapassa o crucifixo, e contemplamos Nosso Senhor pregado naquela cruz, por amor a nós.
Clique aqui e reveja a Celebração através do nosso canal no Youtube
Cobertura da Pastoral da Comunicação