Ipatinga, 22 de maio de 2024

Junho Verde é concluído com perspectiva de compromisso pela ecologia integral

04 de julho de 2023   .   

O fim do mês de junho marca a conclusão da primeira edição da Campanha Junho Verde, iniciativa assumida pela Igreja Católica no Brasil a partir da Lei 14.393/2022. Durante as últimas semanas, comunidades, escolas, universidades e movimentos populares foram motivados a realizar ações práticas e educativas voltadas para o cuidado da casa comum, na perspectiva da ecologia integral.

A motivação ao finalizar a Campanha Junho Verde é que o compromisso assumido no cuidado da casa comum permaneça durante os 365 dias do ano. A educação ambiental apresenta-se como fundamental para reduzir os impactos causados pela degradação do meio ambiente e repensar um modelo de sociedade mais sustentável.

A CNBB e as organizações parceiras nessa realização motivam o compartilhamento das boas práticas para criar um futuro sustentável para as próximas gerações. O registros das atividades ainda pode ser realizado no link disponibilizado: Acesse o formulário aqui.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB0, dom Jaime Spengler, deu a tônica para o Junho Verde, lembrando que a iniciativa envolve todos aqueles que desejam e que se sentem realmente convocados a participar do processo de cuidado com tudo aquilo que envolve o meio ambiente.

“Tudo está interligado e, assim, todos são convocados a cooperar para deixar o mundo, a realidade um pouco melhor para as futuras gerações, envolvermo-nos com as ações e o Cuidado com a Casa Comum”, complementa.

A campanha Junho Verde é convite, dessa forma, “para se escutar a voz da criação e, ao mesmo tempo, escutar os gritos que merecem atenção, potencializados e, na coletividade, respondidos com ações comuns”. É o grito, segundo dom Jaime, “das florestas, das terras, das aves, dos animais, é também o grito do subsolo que não está sendo respeitado”.

Em âmbito nacional, estiveram empenhados na mobilização o Movimento Laudato Si’, a Rede Eclesial Pan-Amazônica e as Comissões para a Ação Sociotransformadora e para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB.

Ecologia integral

O conceito de ecologia integral é usado pelo Papa Francisco na proposta de cuidado com a casa comum apresentada na encíclica Laudato Si’. Francisco considera que tudo está intimamente relacionado e que os problemas atuais “requerem um olhar que tenha em conta todos os aspectos da crise mundial” em relação aos recursos naturais e a vida no planeta. Assim, a perspectiva da ecologia integral propõe a reflexão sobre os diferentes elementos da ecologia que inclua claramente as dimensões humanas e sociais.

Recorde algumas das iniciativas realizadas:

JUNHO VERDE: “MÊS PARTICULAR PARA TOMARMOS CONSCIÊNCIA DA DIGNIDADE, NOBREZA E BELEZA DA CASA COMUM”, AFIRMA DOM JAIME
COMISSÃO PARA ECOLOGIA INTEGRAL E MINERAÇÃO DO LESTE 2 DIVULGA NOTA ALUSIVA À CAMPANHA JUNHO VERDE
“Junho Verde”, inspirada na Laudato Si’, é aprovada como lei municipal em São José dos Campos, em São Paulo
Confira as ações que podem ser realizadas em sintonia com a Campanha Junho Verde, uma iniciativa da CNBB
Dom Ricardo Hoepers incentiva mobilizações da Campanha Junho Verde com força e criatividade
Igreja no Brasil potencializa e convida à mobilização e ao compromisso para a Campanha Junho Verde
Presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, preside celebração eucarística por ocasião da Campanha Junho Verde, em Brasília (DF)

CNBB

FacebookWhatsAppTwitter