Ipatinga, 20 de julho de 2024

Dom Jaime Spengler é eleito para presidir o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho no quadriênio 2023-2027

18 de maio de 2023   .   

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi eleito, nesta quarta-feira, 17 de maio, para presidir o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) no quadriênio 2023-2027. A eleição se deu na 39ª Assembleia Geral Ordinária do organismo que acontece em Aguadilla, em Porto Rico, de 16 a 19 de maio de 2023.

Dom Jaime, após ser eleito, disse acolher a indicação da Assembleia do Celam em espírito de obediência e também orientado pela fé para assumir a presidência do organismo no próximo quadriênio. O presidente da CNBB também falou do papel do Conselho. “É um conselho episcopal, e como conselho tem a missão de favorecer a caminhada evangelizadora da Igreja no continente Latino-Americano e Caribenho”.

O novo presidente do Celam disse que assumirá esse serviço atento à orientações do magistério da Igreja e do Papa Francisco e também aos sinais dos tempos, aos desafios que a cultura e o mundo apresentam. “Oxalá possamos corresponder à altura daquilo que a Assembleia hoje pede de nós, presidência do Celam. Peço a oração e solidariedade”, disse afirmando ainda querer contar com os leigos, religiosos, clero, diáconos permanentes, presbíteros e bispos nesta missão.

Para a primeira vice-presidência, os bispos elegeram dom José Luis Azuaje Ayala, arcebispo de Maracaibo, na Venezuela. A segunda vice-presidência do organismo será ocupada por dom José Domingo Ulloa Mendieta, arcebispo do Panamá. Para a função de secretário-geral do organismo, foi eleito o dom Lizardo Estrada Herrera, bispo auxiliar de Cuzco (Peru). Dom Santiago Rodríguez, bispo de São Pedro de Macorís, foi eleito como presidente do Conselho de Assuntos Econômicos.

Confira, abaixo, a saudação enviada ao Celam pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

Saudação da CNBB à nova

presidência do Celam

 

Brasília- DF, 17 de maio de 2023

A Igreja no Brasil, em comunhão com toda Igreja Latino-Americana e Caribenha, recebe com alegria a notícia da eleição de Dom Jaime Spengler como presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assegura a oração e apoio à presidência do Celam para o quadriênio 2023-2027, composta também pelo Monsenhor José Luis Azuaje Ayala, Arcebispo de Maracaibo (Venezuela), como primeiro vice-presidente; Monsenhor José Domingo Ulloa Mendieta, Arcebispo do Panamá (Panamá), como segundo vice-presidente;  Monsenhor Santiago Rodríguez, bispo de São Pedro de Macorís, eleito como presidente do Conselho de Assuntos Econômicos; e o Monsenhor Lizardo Estrada Herrera, bispo auxiliar de Cuzco (Peru), eleito como secretário-geral

Que as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, sirvam de estímulo para esta nova missão: “Queridos irmãos, o resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas, antes de tudo, você deve saber que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”.

Em Cristo,

Dom Ricardo Hoepers
Secretário-Geral da CNBB

Nova presidência do Celam 2023-2027

 

Dom Jaime Spengler – Presidente (à esquerda na foto)

Nascido em 6 de setembro de 1960 em Gaspar, estado de Santa Catarina, é da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos). Ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2010, onde é arcebispo desde 18 de setembro de 2013. Na CNBB foi membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada de 2011 a 2015, sendo presidente da referida comissão de 2015 a 2019. Em maio de 2019 foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB, e, na última assembleia, realizada em abril de 2023, foi eleito presidente para o próximo quadriênio.

Dom José Luis Azuaje – Primeiro vice-presidente

Para a primeira vice-presidência, os bispos elegeram dom José Luis Azuaje Ayala. Nascido em Varela, na Venezuela, em 6 de dezembro de 1957, foi ordenado sacerdote em 5 de maio de 1984. O atual arcebispo de Maracaibo foi nomeado bispo auxiliar de Barquisimeto em 18 de março de 1999, serviço que ocupou até ser nomeado bispo de El Vigía-San Carlos del Zulia em 15 de julho de 2006. Para sua sede atual, foi nomeado em 24 de maio de 2018. De 2018 a 2022 foi presidente da Conferência Episcopal da Venezuela e recentemente assumiu o cargo de presidente da Cáritas América Latina e Caribe. No Celam, no quadriênio 2019-2023, foi bispo coordenador do Conselho do Centro de Redes e Ação Pastoral.

Dom José Domingo Ulloa – Segundo vice-presidente

A segunda vice-presidência será ocupada por dom José Domingo Ulloa Mendieta, OSA. Nascido em Chitre, no Panamá, em 24 de dezembro de 1956, foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983. Foi nomeado bispo auxiliar do Panamá em 26 de fevereiro de 2004, tomando posse como arcebispo em 18 de abril de 2010. Foi secretário-geral da Conferência Episcopal Panamenha de 2007 a 2011, bispo presidente do Conselho de Comunicação da Conferência Episcopal Panamenha e delegado da Conferência Episcopal Panamenha ao Celam de 2007 a 2011. No Celam, foi bispo responsável pela Seção de Mobilidade Humana, Turismo e Pastoral do Mar, da Secretaria de Justiça e Solidariedade.

Dom Santiago Rodríguez – Presidente do Conselho de Assuntos Econômicos (à esquerda na foto)

Nasceu em Mamey, Los Hidalgos, Puerto Plata, (República Dominicana), em 25 de maio de 1968, foi ordenado presbítero em 24 de junho de 2000. Em 30 de dezembro de 2017 foi ordenado bispo e assumiu a diocese de São Pedro de Macorís.

Dom Lizardo Estrada – Secretário-geral 

Nasceu em 23 de setembro de 1973, na província de Cotabambas (Peru). Fez sua profissão solene na Ordem de Santo Agostinho em 27 de maio de 2001. Foi ordenado presbítero em 7 de agosto de 2005 e nomeado bispo auxiliar de Cuzco em 9 de janeiro de 2021.

CNBB

FacebookWhatsAppTwitter