Ipatinga, 29 de março de 2024

Comunidades

São João Batista

Rua São Simão, 80 - Bairro Vila Formosa - Cep: 35.162-361

A Comunidade São João Batista, localizada no bairro Vila Formosa, Ipatinga, é uma comunidade formada por pessoas de oração, lutadoras, corajosas e especialmente solidárias. Sempre foi berço para o surgimento de várias comunidades.

A sua história surge no tempo em que o Bairro Vila Formosa ainda era considerado zona rural. Até o final da década de 70, os moradores deste bairro participavam das missas na igreja do Bairro Vila Celeste, Comunidade Santa Rita de Cássia, Paróquia Cristo Rei
As dificuldades eram muitas!

Sentiram então necessidade de iniciar uma caminhada própria. Formaram Grupos de Reflexão e Oração do Terço nas casas. Isso aconteceu no período de 1970 a 1973. A partir daí, com a assessoria de um grupo de pessoas vindas da Paróquia Cristo Rei – Centro- Ipatinga, iniciou a formação de Agentes de Pastoral, com reuniões mensais e em 1975, com as equipes já montadas e preparadas começaram as celebrações nas casas. Diante de insistentes pedidos das “MÃES” fundadoras desta comunidade, o Padre José Miranda vinha celebrar a Santa Missa de dois (2) em dois (2) meses na Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira. Nesse período também, visando uma orientação social, foi formado o grupo dos 4S (Saúde para melhor Sentir e Saber para melhor Servir).

Em 1978 surgia oficialmente a Comunidade São João Batista.

A batalha seguinte seria a aquisição do terreno para construção da igreja. O Sr. João Lourenço doou o terreno, porém como era pequeno, o Padre José Miranda doou uma parte de um terreno ao lado para completar. Ainda com a ajuda do Pe José Miranda foi possível fazer os registros legais do imóvel. Com as pastorais já formadas foi celebrada a 1ª missa no local em outubro do mesmo ano para inicio da construção e as celebrações continuaram sendo neste mesmo local em construção. As campanhas para arrecadação financeira eram sempre coordenadas pelo Grupo de Jovens MUC. Em 1989 foi construído um salão para reuniões e apresentações artísticas voltadas para a evangelização e deram início a construção de salas que ficaram sem concluir. Nossa catequese funcionava na Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira, o que às vezes nos trazia algum transtorno. Com a graça de Deus, através de doação, em 1999, foi possível concluir as obras de 4 salas e transferir a catequese para a Igreja, no que facilitou o trabalho dos catequistas e proporcionou muita alegria para as crianças e adolescentes. Em 2013 iniciamos uma grande reforma começando pelos banheiros, cozinha e salas para as diversas atividades da comunidade e neste ano estamos concluindo a nave da igreja. Foi assim que nasceu, cresceu e está viva, a Comunidade são João Batista.

EQUIPE PASTORAL

Coordenadores

• CPC: Júlio de Oliveira Barbosa
  • Comissão Financeira: Lincoln Soares Rodrigues