Ipatinga, 17 de dezembro de 2025

Leão XIV: evitar o “ativismo frenético” que desilude e esvazia a celebração do Natal

17 de dezembro de 2025   .   

Em sua saudação aos peregrinos reunidos na Praça São Pedro para a Audiência Geral, o Papa recordou o valor cultural, artístico e religioso do presépio e exortou a reservar um tempo para se preparar para a espera de Jesus, “tesouro de nossa vida”.

Há uma celebração para a qual nos preparar: o Natal. Mas deixar-se levar pela frenesia dos preparativos corre o risco de desvalorizar o dia 25 de dezembro de seu significado mais autêntico, a ponto de desiludir e ofuscar a acolhida de Jesus, “tesouro de nossa vida”. Na manhã desta quarta-feira, 17 de dezembro, o Papa Leão XIV alertou contra uma interpretação “superficial” da vinda do Senhor, em suas saudações aos peregrinos reunidos na Praça São Pedro para a Audiência Geral.

O presépio, um sinal de fé, arte e cultura

Um sinal tangível do Natal é o presépio, “uma representação evocativa do Mistério do Nascimento de Cristo”. Dirigindo-se aos peregrinos italianos, o Pontífice expressou sua esperança de que este elemento, tão significativo do ponto de vista da fé, mas também da cultura e da arte, continue fazendo parte da tradição natalina, para recordar Jesus que, tornando-se homem, veio “habitar entre nós”.

Não esvaziar o Natal

Aos fiéis de língua francesa, Leão XIV advertiu contra o “ativismo frenético” dos preparativos, que corre o risco de esvaziar o Natal e deixar espaço para desilusões.

“Em vez disso, dediquemos tempo para tornar o nosso coração atento e vigilante na espera de Jesus, para que sua presença amorosa se torne para sempre o tesouro de nossa vida e do nosso coração.”

Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, Leão XIV recordou a Novena de Natal, período para se preparar espiritualmente para a vinda de Jesus.

“Estamos na novena de Natal que, rica de tradições em algumas de suas comunidades, se torna para todos uma renovada oportunidade de aliviar o coração, preparando-o ao iminente nascimento do Filho de Deus. Que Nossa Senhora da Esperança os acompanhe neste empenho espiritual e os proteja sempre, a vocês e suas famílias. O Senhor os abençoe!”

Penitência e retiros espirituais

O Papa recomendou aos peregrinos poloneses para se prepararem para a vinda do Senhor recebendo o sacramento da Penitência e fazendo retiros espirituais, experiências capazes de proporcionar paz, alegria e um sentido autêntico da vida.

Aguardar com alegria

Aos peregrinos de língua alemã, Leão XIV disse:

“O Advento nos convida a nos prepararmos para o Natal, acolhendo Jesus sem reservas. Ele é a nossa esperança. Portanto, aguardemos com alegria a festa do seu nascimento e rezemos juntos, cheios de confiança: “Vem, Senhor Jesus”.”

O Papa recordou aos peregrinos de língua árabe que o cristão “é chamado a abrir o seu coração ao amor a Deus e ao próximo, para que se encha de verdadeira paz e alegria”.

Edoardo Giribaldi – Vatican News
Imagem capa: O Papa Leão XIV na Audiência Geral na Praça São Pedro (@Vatican Media)

FacebookWhatsAppTwitter

VEJA TAMBÉM

  • 17 de dezembro de 2025 .