Ipatinga, 24 de junho de 2021

No Dia de Cuidar, 12 de junho, a Semana Nacional de Mobilização “É Tempo de Cuidar” intensificará a coleta de alimentos no país

10 de junho de 2021   .   

Desde a terça-feira, 8 de junho, até o próximo dia 12, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Cáritas Brasileira, a Conferência dos Religiosos do Brasil, o Movimento de Educação de Base e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil realizam a Semana Nacional de Mobilização da segunda fase da Ação Solidária Emergencial ‘É Tempo de Cuidar’. Ações solidárias estão programadas em dioceses, organismos e pastorais da Igreja no Brasil.

Durante esta semana, a Ação Solidária Emergencial está intensificando a doação de alimentos como gesto concreto de caridade, para responder ao foco da segunda fase da ação solidária de combate à fome e ações solidárias, em diversos pontos do Brasil, com a realização de “drive thrus” (Pontos de entrega).

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, reforça o convite à solidariedade. “Todo cristão é convidado a integrar esse bonito gesto de amor ao próximo que é a ação emergencial solidária ‘É tempo de cuidar’, promovida por confissões religiosas e segmentos sensíveis da sociedade, com selo humanitário reconhecido”, disse.

De acordo com o presidente da CNBB, tem muita gente que acorda sem saber o que terá para comer. “A situação extrema de pobreza e de carência alimentar não dá a ninguém o direito de repousar sem inquietações. É hora de fecundar mentes e corações com o remédio da sensibilidade singular que se pode cultivar no gesto diário de socorrer quem precisa, porque não tem e não pode esperar.”

Em sua segunda fase, a Ação Emergencial se coloca numa atitude solidária aos irmãos e irmãs, brasileiras e brasileiros, que se encontram em situação de insegurança alimentar. O gesto concreto é o foco na arrecadação de alimentos em função do agravamento da situação da fome no Brasil com o retorno do país ao Mapa da Fome da ONU e também com as consequências da segunda onda da Covid-19 sobre a população, como o desemprego.

Dia de Cuidar, 12 de junho

No próximo dia 12 de junho, será realizado o Dia de Cuidar, quando serão realizados “drive thrus” para coleta de alimentos e o incentivo para que sejam procuradas as paróquias e dioceses brasileiras. Em Brasília (DF), na paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa senhora das Mercês, será organizado um ponto de entrega de alimentos, de domingo a domingo, das 7h às 18h.

É o caso também da Rádio Bom Jesus FM 98.1, da diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), que fará, no dia 12 de junho, uma ação de “drive thru” em frente à sua sede. Na Bahia também, em Santa Maria da Vitória, será realizado dia 11 de junho, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, doações das 9h às 18h, na Matriz Nossa Senhora das Vitórias.

Segundo a Cáritas Brasileira, organização que coordena a sistematização dos dados, desde o início da segunda fase, no dia 11 de abril, domingo da Misericórdia, a Ação já arrecadou 1 tonelada e meia de itens alimentícios, R$ 140.000,00, 252 mil alimentos para consumo (marmitas), 117 mil kits de higiene pessoal, 115 mil equipamentos de proteção individual e 53 mil unidades de roupas e calçados. A atualização dos números pode ser acompanhada aqui na Plataforma de registro das ações.

Programação da Semana de Mobilização

8 de junho Abertura
9hSanta Missa na Casa Bom Samaritano – Brasília (DF), presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado
Geração de Sinal: Rede Vida e transmissão pelas TVs de inspiração católica
19h Live nas redes sociais das entidades parceiras

12 junho – Dia de Cuidar – dia especial de doações em todo o país
6h45Santa Missa no Santuário Bom Jesus da Lapa (BA), presidida pelo bispo dom João Santos Cardoso
Ações locais de arrecadação em drive thrus organizado por comunidades e paróquias católicas
Geração de sinal: TV Aparecida e retransmitido pelas tvs de inspiração católica.

Saiba como fazer o registro das ações realizadas por sua comunidade:
Vídeo explica de forma didática como fazer o registro das atividades da Ação Emergencial É Tempo de Cuidar – CNBB

Acompanhe a Santa Missa no Santuário Bom Jesus da Lapa aqui:

CNBB

FacebookWhatsAppTwitter