Ipatinga, 24 de setembro de 2021

Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano realiza Missa de abertura do Mês da Bíblia

10 de setembro de 2021   .

No domingo (5) aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Saúde, em Itabira, a Santa Missa de abertura em comemoração aos 50 anos do Mês da Bíblia no Brasil e em Ação de Graças pelo Dia Nacional do Catequista.

A Celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada pelo Assessor da Catequese, padre Paulo Marcony Duarte Simões, reuniu catequistas das 14 paróquias da Região Pastoral 1.

Na sua homilia, Dom Marco Aurélio compartilhou uma experiência pessoal e pastoral vivenciada com moradores de rua. Ao ouvi-los, rezar com eles e, posteriormente, reencontrar com alguns, como isso muda e afeta o nosso olhar. O bispo destacou, ainda, os desafios que os cristãos precisam enfrentar, sobretudo em tempos tão difíceis. O Mês da Bíblia é um convite particular não apenas para “ouvir” a Palavra, mas, sobretudo, para se permitir vivê-la, pô-la em prática.

“A miséria traz para nós um sentimento de insegurança. Eu sou desafiado dia a dia. Eu não posso dizer que sou um fiel ouvinte da Palavra de Deus se não ouço o clamor do Senhor na pessoa do pobre, do necessitado, do faminto, naquele migrante, refugiado. Viver o Mês da Bíblia é acolher o desafio que o Senhor nos faz.”

Ao final da Santa Missa, a Coordenadora de Catequese do Regional I, Zana (colocar o nome dela todo), proferiu uma mensagem de agradecimento aos catequistas pela dedicação e ardor na evangelização, principalmente durante a pandemia que tem exigido de todos um empenho e fervor ainda maior. Zana também fez menção aos catequistas que faleceram durante a crise sanitária provocada pela covid-19.

Comunicação da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano
CNBB Leste 2