Ipatinga, 24 de julho de 2021

“A Igreja no mundo urbano e os desafios pastorais” é o tema da live Igreja no Brasil Painel nesta quinta-feira, 10

09 de junho de 2021   .   

A próxima live Igreja no Brasil Painel está marcada para esta semana. Na próxima quinta-feira, 10 de junho, às 17h, o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e  presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, conduz mais um momento de aprofundamento sobre temáticas importantes para a Igreja no Brasil. O tema desta edição será “A Igreja no mundo urbano e os desafios pastorais”. A transmissão ao vivo será feita pelas redes sociais da CNBB.

Participam da conversa, o padre Francisco de Aquino Júnior, autor do livro “Pastoral Urbana: novos caminhos da Igreja no Brasil”, e o assessor das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, o teólogo Celso Pinto Carias.

Mundo Urbano

Foto: reprodução Revista Bote Fé

O tema do mundo urbano foi objeto de reflexão na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em maio de 2019, quando foram aprovadas as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, para o quadriênio 2019-2023.  A temática também foi trabalhada no 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizado em 2018.

Para o assessor das CEBs, Celso Pinto Carias, em entrevista à Revista Bote Fé, os mais pobres estão sendo excluídos do direito fundamental de usufruir das cidades. “Em nome de uma modernização dos grandes centros urbanos, empurra-se os mais pobres cada vez mais longe de seus postos de trabalho. Os mais pobres não têm acesso aos equipamentos sociais e culturais produzidos nessas reformas urbanas”, avalia.

Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel

O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. As lives pretendem ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.

A metodologia, segundo explica dom Joaquim Mol, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que dizem os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco, e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscarão a presença de um convidado especialista no tema e de pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

Acompanhe aqui: 

CNBB

FacebookWhatsAppTwitter