Saúde Pública: Quando será uma realidade?

A Campanha da Fraternidade foi criada no ano de 1964 pela CNBB, com objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade acerca de temas que fazem parte da vida social e religiosa. Neste ano (2012) na quarta-feira de cinzas foi feita a abertura da Campanha com o tema: Fraternidade e Saúde Pública e o Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Eclo 38,8).

A Saúde Pública faz parte da Constituição Federal, a qual frisa que "a Saúde é direito de todos." Nesse contexto, a sociedade brasileira conta com o SUS ( Sistema Único de Saúde), sendo o único país a contar com este tipo de benefício.

Porém os usuários desse sistema de saúde, muitas vezes não são atendidos com dignidade, carinho, respeito e atenção que todo enfermo merece. Chegam a esperar por dias, não achando hospital para serem atendidos / internados ou ficam jogados nos corredores aguardando uma vaga, quando ainda conta com a sorte de sobreviverem.

Tendo como exemplo o município de Feira de Santana, o Hospital Geral Clériston Andrade, que por ser referência, não consegue absolver todos os indivíduos da cidade e região que procuram, em busca do atendimento médico.

Em contrapartida o Ministério da Saúde, determinou que todos os brasileiros tenham o cartão do SUS, que será válido no País inteiro: prova de que a tecnologia pode ser uma parceira nesse processo de inclusão. Outro ponto positivo foi a realização de uma semana de saúde em todas as escolas públicas brasileiras. Esse evento consiste na realização de consultas e exames para todos que fazem parte da comunidade escolar.

A Quaresma é um momento de encontro e reflexão: nesse contexto, a Igreja convoca a realização de encontros com todos: crianças, jovens, famílias, com a realização de via sacras e caminhadas penitenciais no sentido de mobilizar a sociedade na busca de criação de políticas públicas. Sendo assim, o Congresso Nacional deve realizar as ações voltadas a melhoria da saúde popular, atenuando o sofrimento dos menos favorecidos.

A doença física ou espiritual não faz a acepção de pessoas, sendo assim, precisa ser combatida, uma vez que o próprio Jesus disse "Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude". Governantes, médicos e enfermeiros são convidados a valorizarem os cargos aos quais são confiados, zelando pela vida do próximo e a sociedade em si também precisa fazer sua parte sendo solidária com quem sofre, daí a importância da Pastoral da Saúde que busca acompanhar os enfermos em prol do reestabelecimento de sua saúde.