Gravidez Precoce: reflexo de uma sociedade fragilizada.

A Paróquia Senhor do Bonfim, no último dia 02 de dezembro esteve realizando um encontro de jovens com o tema “Drogas, Gravidez na Adolescência e a Importância de Deus na Vida do Homem”. O evento contou com a presença de mais de 100 jovens e foi presidida pelo Missionário Alfredo e equipe. No início, houve a Celebração da Eucaristia presidida pelo Padre Luis Carlos.

Com a chegada do Advento: período de quatro semanas de preparação para a Festa do Nascimento de Jesus, surge uma reflexão que muito tem preocupado a sociedade contemporânea: a gravidez na adolescência.

Em um artigo anterior foi mencionado acerca dessa questão que pode surgir por inúmeros fatores: questão familiar, educacional, psicológica dente outras.

De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS), a fase da adolescência encontra-se inserida entre os dez e dezenove anos de idade.

Estudioso como Ribeiro e Nenevé afirmam que a vida sexual do brasileiro está sendo iniciada cada vez mais cedo. Entretanto não há uma conscientização acerca das consequências que tal ação pode acarretar, a exemplo das doenças sexualmente transmissíveis ou até mesmo uma gravidez indesejada.

Pode-se até argumentar que as pessoas atualmente sejam mais informadas, que as de 20 ou 30 anos atrás. Porém os meios de comunicação, muitas das vezes, têm estimulado aos jovens a ter uma vida sexual sem compromisso, trocando de parceiros como se fossem um objeto qualquer.

Nesse contexto, a Bioética preocupa-se com a vida e o seu valor. Anamaria Ferreira Azevedo, Mestre em Ciência da Saúde (UNB) aponta que realidade de muitas mulheres resulta da imposição de um sistema extremamente machista. Ou seja: a ela é negado o poder de escolha, vivendo sob a dominação, ora sendo vitima do preconceito, ora da exclusão.

Voltando para a questão da gravidez precoce, o (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente visa proteger aos menores da violência sexual, psicológica, física dentre outras.

A Igreja também tem desenvolvido um trabalho de conscientização e inclusão dessas pessoas no seio da sociedade, a exemplo da juventude, da Família e Catequética.

É necessário que ações e parcerias continuem sendo firmadas objetivando em constante comunicação, já que a Bioética é definida como a ciência do diálogo. Para que crianças não continuem sendo vitimadas por quem deveria protegê-las. A gravidez precoce é um problema grave que interfere até mesmo no desenvolvimento do país.