A Bioética: conquistas em meio aos terremotos

A bioética é uma ciência moderna, oriunda da preocupação pela vida humana e de todo o planeta. É por meio dela que os bioeticistas procuram mostrar o caminho para uma convivência harmônica.

Em meados dos anos 70, o biólogo e oncologista Van Potter foi o primeiro a usar o termo Bioética argumentando que era necessário o desenvolvimento de um novo campo da ética que objetivasse “a defesa e o respeito ao homem”. Isso por que a ciência avançava desenfreadamente, desconsiderando as conseqüências que traria consigo.

Moser, em seu livro "Bioética, do consenso ao bom senso" (2006), frisa que o conceito de evolução baseia-se naquilo que evolui e em torno daquilo que permanece. Ou seja: questões atuais a exemplo de clonagem, reprodução assistidas, transplante de órgãos, células-tronco devem ser realizadas de maneira consciente por cientistas.

No contexto contemporâneo, observa-se uma grande preocupação por parte de vários segmentos no tocante à Biotecnologia. A sociedade está aterrorizada com os Terremotos e Tsunamis ocorridos no Japão, dia 11/03/2011 onde foram dizimadas milhares de vidas. Nesse mesmo evento dantesco, usinas nucleares explodiram, gerando mais medo na população mundial. Isso porque foram liberados gases tóxicos e radiações prejudiciais à saúde.

Tudo isso explica a importância da Bioética nos dias atuais, exigindo da sociedade tomada de consciência de que nem tudo é lucro. Urge-se que se valorize mais olhar o outro com amor, vendo-o como parceiro e não como adversário.