Paz e Oração: armas para vencer a guerra

Entre os dias 09 e 13 de maio de 2011, em Roma, Itália, ocorreu a Conferência Mundial sobre a Paz Universal. Entre os participantes estavam estudiosos, jornalistas, sacerdotes, filósofos.

Pode-se pontuar como alguns objetivos importantes desse grande encontro a Paz Mundial, a Consagração da Rússia, a Devoção ao Terço e a Missa em Latim.

O Cardeal Martinez, homem de prestígio no Vaticano, tanto na época do Papa João Paulo II, quanto o Papa Bento XVI, monitorava os encontros que lá ocorriam. Coincidência ou Providência, o Papa determinou um decreto no dia 13 de maio de 2011 sobre o compromisso dos padres em celebrarem a Missa em Latim, bem como convidou os bispos a promoverem cursos para aqueles padres que não tiveram acesso a essa língua durante a sua formação.

A cerca da Paz Mundial, um Arcebispo africano Fortunatus Lukanima frisou que ela só ocorrerá quando houver conversão. Falou também sobre a questão do poder em todos os setores da Sociedade, que nem sempre é usado para o bem. Como foi trabalhado em um dos temas da Campanha da Fraternidade "Justiça e Paz se abraçarão" ou seja: onde há justiça, lá está a Paz.

No tocante à conversão da Rússia, o padre Paul Kremer argumentou que ela não está "morta", mas sim se articulando com alguns países aliados, para que, no momento certo possam decretar uma 3ª Guerra Mundial. Nesse interim, convida a todos a rezarem o terço e os padres a celebrarem a Missa no rito antigo, reportando a comunidade aos tempos mais remotos da Igreja, segundo ele, nesse tipo de celebração, a figura principal é Jesus Cristo.

Como foi falado anteriormente, o encontro contou com o apoio de sacerdotes do mundo inteiro, a exemplo da Colômbia, Nicarágua, Índia, Canadá, alguns países da África, Estados Unidos, Espanha, Itália, Filipinas, Escócia, Irlanda dentre outros. Porém do Brasil, estiveram presentes apenas dois sacerdotes: um da Diocese de Padre Marcelo Rossi e o Padre Luis Carlos da Arquidiocese de Feira de Santana. Inclusive, o mesmo foi convidado a passar uma temporada, no final de julho e no início de agosto, na Califórnia (Estados Unidos) e em Toronto (Canadá). Na Califórnia, além de ter um aperfeiçoamento da língua inglesa e latina, terá a oportunidade de conhecer a Universidade de Bioética, que é referência no mundo todo. Já em Toronto, estará participando de uma reciclagem em Latim para que possa celebrar a Missa com segurança. Por meio de uma iluminação Divina e em um momento de integração, o sacerdote da Diocese de Santo Amaro-SP, e o Padre Luis Carlos organizaram o lançamento do livro Ágape, do Padre Marcelo Rossi, aqui em Feira de Santana, local ainda não definido. Inclusive, o Padre Luis Carlos, humildemente comunicou o evento ao Arcebispo Dom Itamar Vian, pedindo o apoio da Arquidiocese para a vinda do mesmo. Também falou que trouxe uma bênção do Papa para a Paróquia Senhor do Bonfim de Bonfim de Feira que será apresentada no dia 29 de maio de 2011 na Missa Solene.

A evangelização exige compromisso de todos para que a Paz possa reinar. Trabalhar para que a ganância, a inveja e a manipulação por meio do uso do poder indevido, seja extirpado da sociedade constitui um fator fundamental para a implantação do Reino de Deus aqui na terra.