Princípios norteadores da Bioética

Nos artigos anteriores estivemos fazendo uma breve explanação acerca da origem da Bioética, conceitos, sua relação com a biotecnologia, biodiversidade, dentre outros. Agora, estaremos falando sobre a finalidade e os princípios desta ciência inovadora e ainda tão pouco conhecida.

A “priori”, o primeiro compromisso é a vida do homem e do planeta. A partir desse contexto, observa-se que a sua preocupação é fazer com que as ciências tragam menos danos em suas descobertas e aplicações.

Porém para tal feito existe Princípios que norteiam esse fazeres, valendo lembrar que um estabelece relação com o outro, completando-o.

- Princípio da Autonomia: segundo Beauchamp e Childress, as ações autônomas não devem estar submetidos a limitações controladoras de outros, ou seja: ela passa existir a partir do diálogo, respeitando a decisão de cada um.

- Princípio da Não-maleficência: esse princípio fortalece o próprio conceito da ética médica: comprometer- se com a vida, evitando trazer conseqüências negativas em suas ações e pesquisas, a exemplo do erro médico, que infelizmente é realidade em vários países.

- Princípio da Beneficência: é o saber balancear as ações nas quais deverá sobressair o saldo positivo. Nesse tipo de princípio, o que conta é a conscientização de cada um. As reflexões, ações individuais serão refletidas automaticamente no grupo.

- Princípio da Justiça: partindo do conceito de que todos são iguais, porém, esta é uma das preocupações do contexto da saúde e do direito (leis). Ou seja: criar situações que promovam a justiça é um compromisso da sociedade contemporânea, tão diversificado.

Por fim, existem outros princípios que norteiam as ações dos princípios estudados até aqui. A exemplo disso, tem-se “o princípio de igualdade de interesses”. Paradoxalmente, observa-se que não há uma “igualdade de indivíduos”: cada um faz parte de um contexto diferente, características, sexo, religião, idade dentre outros. O grande desafio da bioética é promover o respeito e dignidade de todos os indivíduos que formam a sociedade, respeitando o meio ambiente, com intuito de construir um mundo melhor e mais justo.