Nossa História
"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5

ARTIGOS

Princípios norteadores da Bioética

Nos artigos anteriores estivemos fazendo uma breve explanação acerca da origem da Bioética, conceitos, sua relação com a biotecnologia, biodiversidade, dentre outros. Agora, estaremos falando sobre a finalidade e os princípios desta ciência inovadora e ainda tão pouco conhecida.

A “priori”, o primeiro compromisso é a vida do homem e do planeta. A partir desse contexto, observa-se que a sua preocupação é fazer com que as ciências tragam menos danos em suas descobertas e aplicações.

Porém para tal feito existe Princípios que norteiam esse fazeres, valendo lembrar que um estabelece relação com o outro, completando-o.

- Princípio da Autonomia: segundo Beauchamp e Childress, as ações autônomas não devem estar submetidos a limitações controladoras de outros, ou seja: ela passa existir a partir do diálogo, respeitando a decisão de cada um.

- Princípio da Não-maleficência: esse princípio fortalece o próprio conceito da ética médica: comprometer- se com a vida, evitando trazer conseqüências negativas em suas ações e pesquisas, a exemplo do erro médico, que infelizmente é realidade em vários países.

- Princípio da Beneficência: é o saber balancear as ações nas quais deverá sobressair o saldo positivo. Nesse tipo de princípio, o que conta é a conscientização de cada um. As reflexões, ações individuais serão refletidas automaticamente no grupo.

- Princípio da Justiça: partindo do conceito de que todos são iguais, porém, esta é uma das preocupações do contexto da saúde e do direito (leis). Ou seja: criar situações que promovam a justiça é um compromisso da sociedade contemporânea, tão diversificado.

Por fim, existem outros princípios que norteiam as ações dos princípios estudados até aqui. A exemplo disso, tem-se “o princípio de igualdade de interesses”. Paradoxalmente, observa-se que não há uma “igualdade de indivíduos”: cada um faz parte de um contexto diferente, características, sexo, religião, idade dentre outros. O grande desafio da bioética é promover o respeito e dignidade de todos os indivíduos que formam a sociedade, respeitando o meio ambiente, com intuito de construir um mundo melhor e mais justo.


Pe. Luís Carlos de Cerqueira
Pároco




HOME | NOSSA HISTÓRIA | MENU DE ARTIGOS | DIVULGAÇÃO DE EVENTOS | GALERIA DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Paróquia Senhor do Bonfim 
Pe. Luís Carlos Cerqueira
Praça Padre Lacerda , s/nº - Centro - Distrito de Bonfim de Feira
44120-000 Feira de Santana - BA
Telefone Paroquial: (75) 3204-8218
E-mail: contato@paroquiasenhordobonfim.com.br
WebMail: Acesso Restrito
  IDEIA.COM.BR

Página Principal Nossa História Menu de Artigos Divulgação de Eventos Registros Fotográficos E-mail WebMail - Acesso Restrito Visite o site oficial da Arquidiocese de Feira de Santana