Testemunho de uma Família: Pe. Luís Carlos e a Paróquia de Bonfim de Feira

A Paróquia Senhor do Bonfim, do Distrito de Bonfim de Feira, foi agraciada com a chegada do padre Luís Carlos, no dia 06 de setembro de 2009, Nesse mesmo mês, após a sua posse, ele instituiu Festa da Colheita: um momento no qual os agricultores da paróquia doam os produtos oriundos de suas plantações para leilão e feirinha. Momento de agradecer e festejar pelos benefícios que Deus proporcionou, o Padre mostra desde então, sua vontade de integrar a comunidade.

Na Semana Santa do ano de 2010, pela primeira vez, um padre sobe ao Monte junto aos seus paroquianos, para realizar a Via Sacra e é nesse mesmo local, no dia 12 de outubro, que ocorre uma missa dedicada à Nossa Senhora Aparecida, com a participação das crianças, jovens e idosos da comunidade. Em um momento de extrema sintonia com Deus, o Padre Luís Carlos tem a inspiração de organizar uma viagem com seus paroquianos rumo ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. E não é que deu certo? A viagem ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2011, com a participação de 55 pessoas, inclusive, o Padre concelebrou a Missa no dia 26 de fevereiro e teve a alegria de proclamar o evangelho, e a comunidade teve a honra de conduzir a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o altar, todos com as camisas padronizadas.

No dia 25 de fevereiro houve a visita à Canção Nova e ao memorial frei Galvão (26/02).

Não podemos nos esquecer do trabalho social realizado pelo pároco: um fato marcante foi a vista a uma família de 4 cadeirantes os quais foram beneficiados com o acompanhamento médico, social e a (re)inclusão de um deles na escola, concluindo então o Ensino Médio. Tudo isso contou com o apoio da prefeitura Municipal de Feira de Santana, o vereador Alcione Cedraz e do agente distrital Roberto William. Outro ponto forte foi a distribuição de 350 cestas básicas doadas pelo Sr. Alcindo e outros beneficiários. Para fazer o cadastramento, o padre teve o auxílio de Ana Carvalho, José Lobo e a agente de saúde Toinha.

No dia 18 de dezembro de 2010, uma vez que fora ampliado, ocorreu a reinauguração do Centro paroquial: um sonho antigo da comunidade local, que será utilizado para catequese e encontros. Foram adquiridos aparelhagem e caixas de som novas. Vale ressaltar que o investimento para realização desse sonho contou com a ajuda dos paroquianos, dos filhos e dos amigos de Bonfim de Feira. Nesse dia, o Grupo Quixabeira da Matinha fez uma apresentação cultural.

Um dos anseios da comunidade bonfinense tem sido alcançado a constante presença de um padre que visite todas as comunidades, levando a palavra de conforto e uma força espiritual a todos que necessitam. Esse padre chama cada um pelo nome, mostrando assim, seu dalo amigo e seguidor de Cristo. Não se pode esquecer também das "forças vivas" que dão suporte ao Padre Luís Carlos, zelando pela parte física e espiritual: as professoras Ana Carvalho, Maria do Carmo e Miralvinha, o sacristão José Carlos, os vários ministros da Eucaristia: Zé Lobo, Francisco e outros, catequista ledinha, a cantora Rita, a secretaria Vilma e tantos outros que também são as meninas dos olhos de Deus.

É válido frisar que a Paróquia sempre está presente nas ações da Arquidiocese e outras Dioceses. Um dos pontos marcantes é a da Festa de Santana, onde no dia 26 de julho, participam da procissão com a imagem do padroeiro, proporcionando assim, orgulho aos bonfinenses que residem fora do distrito. É notório para todos o apoio do Padre Luís Carlos na Festa de Santo Antônio, no Capuchinhos, onde a romaria é organizada por Dona Cotinha e Dona neusa Bastos e família. Momento marcante também ocorreu em janeiro de 2011: missa festiva e concelebração no encerramento da festa do Padroeiro, com a presença do Padre Robson da Paróquia do Divino pai Eterno.

Diante de tanta alegria e compromisso, o Padre Luís Carlos apoia as pastorais, movimentos, construção das capelas: Terra Nova 1 e 2 e Santa Luzia, encontros e devoções a exemplo da Festa de São Roque, organizada por D. Neusa e família. As peregrinações também são bem vindas: como a de Bom Jesus da lapa, entre os dias 14 a 17 de abril de 2011: pela primeira vez, no distrito de Bonfim de Feira. Será um momento de piedade, onde haverá confissões, missas para os doentes, louvor para a juventude, caminhada penitencial. Uma linda preparação para a Semana Santa, onde o Senhor do Bonfim e Bom Jesus da Lapa abençoarão os romeiros.

Viva o Senhor do Bonfim! Viva Bom Jesus da Lapa! Viva Nossa Senhora Aparecida!

Artigo da família Gilmário, esposa e filhos.