Brasil: marcha em prol da vida

O Brasil tem tido contato com informações acerca da organização de marchas em defesa da legalizarão da maconha. Essa atitude divide opiniões pois muitos consideram essa substância como medicinal, outros afirmam que ela constitui uma porta de entrada para outras drogas mais fortes .

É valido frisar que cada droga tem o seu público-alvo e seu apogeu, como foi o caso da maconha na década de 70, o LSD na década de 80, o crack e a cocaína no final do século XX e início do século XXI. Ultimamente, a que mais tem preocupado é o OXI: uma substância com alto poder destrutivo em um prazo curtíssimo de tempo.

Observa-se também que muitos lares e vidas têm sido extirpados por conta do uso de drogas: crianças, jovens, adolescentes e idosos continuam adentrando nesse mundo, por diversos fatores, porém, as chances de retorno a uma vida digna tornam-se cada vez mais difíceis. Muitos assaltam, roubam e até matam para sustentar o vício. Há organizações de milícias que objetivam exterminar os usuários de drogas. Esses, também acabam sendo perseguidos, ameaçados e assassinados pelos traficantes quando não têm dinheiro para pagar o que lhe devem.

Em contra partida, o governo não oferece Políticas públicas que resgatem essas pessoas e ou conscientizem a sociedade de um modo geral. A Cracolândia, localizada em São Paulo, constitui um exemplo de que o governo apresenta um atestado de incompetência no tocante a esse assunto. De lá são vistas pessoas de diferentes características consumindo drogas o dia todo em meio aos indivíduos que passa para trabalhar, estudar, se divertir.

É sobre essa situação que se agrava que o advogado criminalista, Sebastião Palmeira escreve: “A maconha, se legalizarmos, vamos transformar o Brasil em um país de drogados e criminosos”.

Nesse contexto, cabe à sociedade contemporânea uma reflexão sobre o que é viável fazer uma parceria. Se optar por uma marcha que proporcione melhor qualidade de vida a todos, estará sendo feliz. Porém, levantar uma bandeira em prol das drogas desconsiderando as desigualdades sociais, a violência, a saúde e a educação é no mínimo, ignorância.