A Ética como base de uma sociedade justa e digna

A Ética ultimamente passou ser um assunto muito difundido, pelo ato de estar ligada diretamente ao agir humano. É Proporcionada pelas questões atuais, a exemplo da concorrência entre os indivíduos, da violência, preconceito, solidão, da genética aplicada, dentre outros. Apesar de ser confundida com a Moral, é necessário que se explique que esta é uma vertente da outra.

Moral conceitua-se como costume, no sentido de normas que são adquiridas e seguidas por determinadas sociedades, sendo que cada uma estabelece suas próprias práticas.

A sociedade contemporânea vive em meio a uma grande conquista no tocante a Ética: o homem passa a fazer as suas indagações exigindo mudanças. Estas constituirão suas metas ao longo da vida e conseqüentemente também serão motivo de reflexão dos que virão. ou seja: a ética acompanha a sociedade, moldando-se a cada contexto (ou não).

Porém, o perigo de se discutir a respeito desse tema reside no fato de que acaba sendo subjetiva e difícil de exemplificar, embora todos vivam e convivam com ela. Para um religioso, a ética está na religião. Para o acético, está fora do contexto religioso.

O diálogo é a chave para que as barreiras sociais, culturais e filosóficas não continuem sendo motivos que separem as pessoas da conquista da liberdade. Todos têm espaço para expressarem suas opiniões, respeitando as que vêm de encontro a elas.

O Brasil vivenciou muitas situações consideradas antiéticas, dentre elas, quando o Regime Ditatorial excluiu do currículo das escolas, as disciplinas Sociologia e Filosofia. Era uma maneira de alienar as pessoas, não dando espaço para que essas não tivessem uma visão crítica do mundo. Além de expandir o medo, perseguindo os artistas, intelectuais, religiosos, jornalistas dentre outros .

A conseqüência disso foi a construção de uma sociedade alicerçada no medo de lutar pelos seus interesses, sendo alheia a qualquer tipo de revolução. Não podemos esquecer que pequenos grupos ainda trazem em si o desejo por mudanças e um exemplo disso foi a recente manifestação dos bombeiros do Rio de Janeiro em busca de melhores salários e condições de trabalho. Em contrapartida, os colegas do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) receberam “ordens” para prender esses manifestantes. Onde está a ética? E o antiético? A greve é um direito? O salário que eles ganham é digno para manter esses policiais e suas famílias?

A partir do diálogo constante baseado no respeito e na igualdade, poderá se construir uma sociedade mais digna. A escola também tem um papel importante pois, por ser formadora de opiniões, poderá contribuir para melhorar a aplicabilidade das reflexões sobre ética, moral, respeito, cidadania e liberdade.