Nossa História
"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5

ARTIGOS

A evolução comprometida com a vida

A terra já foi vitimada por várias perdas, a exemplo da extinção dos dinossauros. Contemporaneamente, uma das grandes aflições é de que o homem também venha a sucumbir. Nesse contexto, a preservação da Biodiversidade é de suma importância.

Entende-se por Biodiversidade o meio de valorização dos animais, vegetais bem como os microorganismos. Uma vez que interagem, grandes benefícios para à espécie humana estes proporcionam. Porém o que se observa é a destruição em massa de espécies. Pensando nisso, muitos foram os tratados e campanhas realizadas por movimentos sociais e religiosos a exemplo da Igreja Católica, que por meio da CNBB, lançou o tema da Fraternidade desse ano (2011) sobre a Fraternidade e a Vida do Planeta. No Japão foi firmado o Acordo Nagoya, em 2010.

O referido documento apresenta uma série de metas estabelecidas entre os 193 países, entre os quais, o Brasil (segundo a revista Atualidades de 2011). É válido frisar que a Eco 92 ocorrida no Rio de Janeiro também apresentava o comprometimento dos países no controle da Biodiversidade. Mesmo diante de tantos esforços, as entidades governamentais não conseguiram cumprir tais objetivos. A exemplo da questão da água, pelo fato de que sua escassez compromete a continuidade de vida na terra.

Na contemporaneidade, a população e algumas empresas já apresentam essa consciência ambiental: reciclando, não poluindo ou poluindo menos, plantando árvores, evitando a utilização de sacolas plásticas dentre outros. Mas ainda continua sendo pouco, pois em contrapartida, muitos continuam fazendo exatamente o contrário.

Precisa-se urgentemente seguir as metas dos diversos tratados já que os mesmos apresentam meios de preservação de espécies, bem como outras medidas como a conscientização da sociedade em respeitar a fauna e a flora. As autoridades devem oferecer melhor qualidade de vida, além de aumentar a fiscalização de empresas e indústrias. O alvo será um desenvolvimento sustentável, comprometido com o progresso e com a vida.


Pe. Luís Carlos de Cerqueira
Pároco






HOME | NOSSA HISTÓRIA | MENU DE ARTIGOS | DIVULGAÇÃO DE EVENTOS | GALERIA DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Paróquia Senhor do Bonfim 
Pe. Luís Carlos Cerqueira
Praça Padre Lacerda , s/nº - Centro - Distrito de Bonfim de Feira
44120-000 Feira de Santana - BA
Telefone Paroquial: (75) 3204-8218
E-mail: contato@paroquiasenhordobonfim.com.br
WebMail: Acesso Restrito
  IDEIA.COM.BR

Página Principal Nossa História Menu de Artigos Divulgação de Eventos Registros Fotográficos E-mail WebMail - Acesso Restrito Visite o site oficial da Arquidiocese de Feira de Santana